Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil
CLUB FASEP - PROJET MARU
AQUALABO
Image

Apresentação da organização

"A Aqualabo desenha, fabrica e comercializa uma ampla gama de equipamentos e instrumentos para monitoramento e análise de água. Nossa filosofia, nosso valor agregado: o controle da água torna-se simples, econômico, inovador e de baixo consumo. Através de suas marcas PONSEL, AQUALYSE, SECOMAM e ORCHIDIS, a AQUALABO lhe oferece as soluções mais adequadas para seus problemas de gestão da água. A AQUALABO também é a distribuidora exclusiva das marcas MicroLAN e Supratec Instrumentation. Nossas equipes produzem equipamentos confiáveis, precisos e fáceis de usar na França. Com o respaldo de muitos anos de experiência, oferecemos produtos e serviços que atendem a todas as suas necessidades de monitoramento de água, tanto no campo quanto no laboratório." - Extraído do site web.

Documentação disponibilizada no âmbito do projeto MARU

A ser completado

As atividades da organização no âmbito do projeto MARU

A AQUALABO é membro do clube de empresas FASEP do projeto MARU. Uma apresentação de sua expertise para os principais beneficiários (Agence des Bassins PCJ e AGEVAP) foi realizada por videoconferência durante a primeira fase do projeto (veja o vídeo ao lado, em 00:20:04).

A AQUALABO também participou das reuniões do clube para o lançamento do projeto e os avanços obtidos na metade do projeto, e será convidada para a reunião final.

Como parte do projeto, a Aqualabo forneceu duas estações automáticas de monitoramento da qualidade da água: uma em Piraí, na bacia do Guandu da AGEVAP, e outra em Piracicaba, na bacia do PCJ. Cada estação contém 5 sensores que medem os seguintes parâmetros: Temperatura; pH/Redox; Oxigênio dissolvido; Turbidez; SAC/DCO/DBO/COT; Condutividade.

Apresentação dos produtos e serviços franceses oferecidos aos beneficiários do projeto M.A.R.U. #1 [V.O.]

Instalação do equipamento Aqualabo no canal Vigário de la Light em Piraí/RJ
Na quarta-feira, 19 de abril de 2023, a primeira estação de monitoramento da qualidade da água do projeto MARU foi instalada em Fontes, Piraí/RJ, na foz do canal de Vigário da Light - empresa privada de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica. A estação está localizada dentro do sistema de transferência de água do Guandu. Esse local foi estrategicamente escolhido para observar a qualidade da água a montante da estação de tratamento de água potável Guandu, da CEDAE, em Nova Iguaçu, que abastece a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

O equipamento é do fabricante francês Aqualabo e contém 5 sensores que medem os seguintes parâmetros: Temperatura; pH/Redox; Oxigênio dissolvido; Turbidez; SAC/DBO/DQO/COT; Condutividade.

A instalação foi realizada pela Policontrol, parceira brasileira da Aqualabo, com a presença da FCTH, que garantirá a manutenção da estação a longo prazo. Também estiveram presentes para acompanhar a instalação a Light como hospedeiro da estação, a AGEVAP como beneficiária do projeto e o OiEau como coordenador do projeto.

Os parâmetros são medidos a cada 15 minutos e enviados a cada 6 horas via GPRS. Os dados são acessíveis em dashboard interativos na aba Dados estações MARU.
Image

Lançamento da sonda na água

Image

Zoom nos 5 sensores da sonda Aqualabo

Image

Equipe da FCTH, Policontrol e Light presente na instalação

Instalação de equipamentos Aqualabo na ETA Luiz de Queiroz em Piracicaba/SP
A quarta estação de monitoramento contínuo da qualidade da água do projeto MARU foi instalada em 6 e 7 de junho de 2023. A estação está localizada no rio Piracicaba, no ponto de captação de água da estação de tratamento de água potável Luiz de Queiroz (ETA Luiz de Queiroz), administrada pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (SEMAE), no estado de São Paulo.


Essa estação de monitoramento está localizada na entrada da estação de tratamento de água potável e é usada para monitorar a qualidade da água no rio Piracicaba a montante da cidade de Piracicaba e a jusante de vários afluentes poluídos (Ribeirões Tatu, Quilombo, Toledo).

Essa estação também permite o monitoramento em tempo real da qualidade da água bruta captada pela empresa municipal de água (SEMAE Piracicaba) para abastecer a cidade de Piracicaba com água potável, otimizando o processo de tratamento da água bruta (em particular, permitindo que os volumes de reagentes usados sejam ajustados de acordo com as mudanças na turbidez) e, se necessário, alertando as autoridades em caso de poluição acidental que afete o curso d'água.

Image

Cabos dos sensores da sonda

O equipamento instalado é do fabricante francês Aqualabo e contém 5 sensores que medem os seguintes parâmetros: Temperatura; pH/Redox; Oxigênio dissolvido; Turbidez; SAC/DBO/DQO/COT; Condutividade.

A instalação foi realizada pela Policontrol, parceira brasileira da Aqualabo, com a presença da FCTH, que garantirá a manutenção da estação a longo prazo, e dos representantes do SEMAE e da Agência das Bacias PCJ (agência beneficária do projeto).

Os parâmetros são medidos a cada 15 minutos e enviados a cada 6 horas via GPRS. Os processos de processamento e visualização de dados estão sendo desenvolvidos no momento e estarão disponíveis no site do projeto MARU (dados protegidos por senha por motivos de confidencialidade).
Image

Explicação dos sensores pela Policontrol

Image

Equipe de instalação: Policontrol, FCTH, SEMAE, OiEau

AGEVAP.png
Agncia_PCJ.jpg
Logo_OiEau.png

Please publish modules in offcanvas position.