Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil |
---|
|
Apresentação da organização
"A Aqualabo desenha, fabrica e comercializa uma ampla gama de equipamentos e instrumentos para monitoramento e análise de água. Nossa filosofia, nosso valor agregado: o controle da água torna-se simples, econômico, inovador e de baixo consumo. Através de suas marcas PONSEL, AQUALYSE, SECOMAM e ORCHIDIS, a AQUALABO lhe oferece as soluções mais adequadas para seus problemas de gestão da água. A AQUALABO também é a distribuidora exclusiva das marcas MicroLAN e Supratec Instrumentation. Nossas equipes produzem equipamentos confiáveis, precisos e fáceis de usar na França. Com o respaldo de muitos anos de experiência, oferecemos produtos e serviços que atendem a todas as suas necessidades de monitoramento de água, tanto no campo quanto no laboratório." - Extraído do site web.
Documentação disponibilizada no âmbito do projeto MARU
A ser completado
As atividades da organização no âmbito do projeto MARU
A AQUALABO é membro do clube de empresas FASEP do projeto MARU. Uma apresentação de sua expertise para os principais beneficiários (Agence des Bassins PCJ e AGEVAP) foi realizada por videoconferência durante a primeira fase do projeto (veja o vídeo ao lado, em 00:20:04).
A AQUALABO também participou das reuniões do clube para o lançamento do projeto e os avanços obtidos na metade do projeto, e será convidada para a reunião final.
Como parte do projeto, a Aqualabo forneceu duas estações automáticas de monitoramento da qualidade da água: uma em Piraí, na bacia do Guandu da AGEVAP, e outra em Piracicaba, na bacia do PCJ. Cada estação contém 5 sensores que medem os seguintes parâmetros: Temperatura; pH/Redox; Oxigênio dissolvido; Turbidez; SAC/DCO/DBO/COT; Condutividade.
Essa estação de monitoramento está localizada na entrada da estação de tratamento de água potável e é usada para monitorar a qualidade da água no rio Piracicaba a montante da cidade de Piracicaba e a jusante de vários afluentes poluídos (Ribeirões Tatu, Quilombo, Toledo).
Essa estação também permite o monitoramento em tempo real da qualidade da água bruta captada pela empresa municipal de água (SEMAE Piracicaba) para abastecer a cidade de Piracicaba com água potável, otimizando o processo de tratamento da água bruta (em particular, permitindo que os volumes de reagentes usados sejam ajustados de acordo com as mudanças na turbidez) e, se necessário, alertando as autoridades em caso de poluição acidental que afete o curso d'água.