Projeto piloto de monitoramento das águas residuais urbanas e seu impacto em duas bacias no Brasil
MONITORING IN SITU - ESTAÇÕES MARU
Instalação dos equipementos Aqualabo no canal Vigário da Light em Fontes, Piraí/RJ

Na quarta-feira, 19 de abril de 2023, a primeira estação de monitoramento da qualidade da água do projeto MARU foi instalada em Fontes, Piraí/RJ, na foz do canal de Vigário da Light - empresa privada de geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica. A estação está localizada dentro do sistema de transferência de água do Guandu. Esse local foi estrategicamente escolhido para observar a qualidade da água a montante da estação de tratamento de água potável Guandu, da CEDAE, em Nova Iguaçu, que abastece a região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

O equipamento é do fabricante francês Aqualabo e contém 5 sensores que medem os seguintes parâmetros: Temperatura; pH/Redox; Oxigênio dissolvido; Turbidez; SAC/DBO/DQO/COT; Condutividade.

A instalação foi realizada pela Policontrol, parceira brasileira da Aqualabo, com a presença da FCTH, que garantirá a manutenção da estação a longo prazo. Também estiveram presentes para acompanhar a instalação a Light como hospedeiro da estação, a AGEVAP como beneficiária do projeto e o OiEau como coordenador do projeto.

Os parâmetros são medidos a cada 15 minutos e enviados a cada 6 horas via GPRS. Os dados são acessíveis em dashboard interativos na aba Dados estações MARU.
Image

Lançamento da sonda na água

Image

Zoom nos 5 sensores da sonda Aqualabo

Image

Representantes da FCTH, Policontrol e Light presente durante a instalação

AGEVAP.png
Agncia_PCJ.jpg
Logo_OiEau.png

Please publish modules in offcanvas position.